quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Conclusão do projeto

Com o projeto solos ao longo do ano aprendemos e concluímos que o solo é composto basicamente de química e que atitudes diversas podem causar várias reações (boas e ruins) nele. Aprendemos também que existem vários tipos de solos e que se tivermos os devidos cuidados podemos sim plantar em todos eles. Devemos cuidar bem do solo, pois é ele que produz nossos alimentos .

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Alguns alimentos comuns e seus Beneficios

Rótulo de Arroz
Composição: Carboidratos, Proteinas, Gorduras, Fibra Alimentar
Benefícios: O arroz é rico em hidratos de carbono, um dos três nutrientes que fornecem combustível para o seu corpo. O Arroz integral é um cereal riquíssimo em vitaminas do complexo B que garantem energia para o nosso corpo e auxilia na desintoxicação do organismo. Possui muito magnésio que é um mineral que controla a ansiedade.  grande fonte de fósforo branco. 2,5 vezes o ferro. 3 vezes a vitamina B3. 4 vezes a vitamina B1. 10 vezes a vitamina B6. É uma grande fonte de manganês, essencial para a produção de energia, atividade antioxidante, e da produção de hormônios sexuais. Alto teor de fibras e selênio reduz o câncer de cólon. Entre outros.

Rótulo de Feijão
Composição: Carboidratos, Proteínas, Gorduras( saturadas, trans e totais), Fibra alimentar.
Benefícios: Ele pode ser um grande aliado na hora de se fazer uma dieta, pois o feijão é rico em fibras, as quais são responsáveis pela sensação de saciedade, reduzindo o consumo alimentar durante a refeição. as fibras contidas no feijão são responsáveis por regular o trânsito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e hiperlipidemias como colesterol e triglicérides elevados.
Dentre os vários componentes presentes no feijão destacam-se os compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes. Estas substâncias agem no nosso organismo, reduzindo os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças degenerativas. O feijão é rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções.


Rótulo de Macarrão: 
Composição: Carboidratos, Proteínas e Gorduras totais.
Beneficios: Os benefícios nutricionais do macarrão são muitos. Para começar, ele é considerado um alimento combaixos níveis glicêmicos, porque leva mais tempo para ser digerido pelo organismo — mais do que o pãoou o arroz brancos. Assim, colabora para prolongar a sensação de saciedade e manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição. “O macarrão é reconhecido como um alimento que reúne baixas concentrações de sódiogordura colesterol. É uma rica fonte de carboidratos, que nos traz energia para as atividades diárias. A versão integral conta ainda com inúmeros nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas do complexo B e o ferro




Fontes : http://dieta.blog.br/saude-e-bem-estar/361-arroz-beneficios-arroz-branco-integral-e-parborizado
http://www.anutricionista.com/feijao-faz-bem-ou-mal-a-saude.html
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/coma-macarrao-todo-dia/535/#

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Hortas Hidropônicas



À esquerda, horta com solução de nutrientes e
à direita horta sem solução.

Hortas vistas por cima.


1) Antes do experimento ser realizado o que você esperava? Qual das hortas iria ter um melhor desenvolvimento? Por que?

      R: Esperávamos que em uma semana a planta iria crescer. A que continha nutrientes, por que os nutrientes tornam o solo mais adequado para crescimento da planta. 

2) Após uma semana, qual das hortas desenvolveu melhor?
     R: Nenhuma das duas.

3) Quais os fatores que contribuíram para o não desenvolvimento das hortas? Justifique.

     R: A forma que enterramos o feijão e a quantidade de feijão. O feijão, provavelmente, teve dificuldade de crescer, pois enterramos muito fundo, demorando mais para surgir. E, também, o excesso de feijão dificultou o seu crescimento.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Alimentos mais consumidos.

Dos alimentos no quadro acima o que mais consumimos são: Arroz, feijão, salada, carne, frutas,biscoito, pão,água e leite.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

PERGUNTAS PARA DEPOIS DO EXPERIMENTO 

QUESTÃO 7 : Represente por um desenho a corrente elétrica no fio metálico quando a lâmpada é acesa. 


PERGUNTAS PARA DEPOIS DO EXPERIMENTO 

1)Descreva o que você observou.
R: Água em temperatura ambiente: acende com menos intensidade.
Água quente: acende com mais intensidade.
Água com solo: acende com menos intensidade 
Apenas o solo: não acende
Água quente com solo: acende com mais intensidade que os outros.

2)Em qual Solo (horta ou original da escola) é mais eficaz para conduzir corrente elétrica em água?
R:Horta, porque o solo da horta tem mais sais minerais.

3)Você observou alguma diferença na condução da corrente elétrica depois que os solos foram aquecidos em água? Justifique suas respostas.
R: Sim. O solo já contém sais minerais, porém com a água aquecida a intensidade da corrente é maior.

4)A lâmpada acende se os fios forem introduzidos no Solo sem água?
R:Não.

5)De que maneira a energia que acende a lâmpada é transportada no fio metálico?
R:É transportada pelo condutor de energia (água) que transfere os elétrons do polo negativo do positivo.

6)O que é corrente elétrica?
R: É transportada através do fio metálico e da água.

8)A corrente elétrica,como o próprio nome já diz, é formada pelos elétrons em movimento no fio metálico transportando energia. No caso da solução de água e Solo, como a energia é transportada? Porque a água pura não conduz energia elétrica? O que há no Solo que, em solução aquosa conduz eletricidade?
R: É transportada através do fio metálico e da água. A água pura conduz eletricidade, porém com menos intensidade.Sais minerais.

domingo, 30 de agosto de 2015



Experiências com substâncias ácidas e básicas


Em sala juntamente com a monitora, fizemos experimentos para que aprendêssemos na prática como distinguir se um produto é acido ou básico. Realizamos diversos testes como : Utilizando o indicador de acidez (repolho roxo), conseguimos identificar o PH dos produtos. Pegamos algumas gotas do indicador e misturamos com água,  depois misturamos com algumas gotas de ácido clorídrico (HCI), que ao reagir com o indicador o liquido se transformou na cor Vermelha, indicando assim que o produto é acido. Na segunda misturamos o vinagre que resultou na cor Rosa, que indica que ela também é ácida. A terceira, misturou-se álcool que resultou na cor Roxa, que indica que ela é ácida porém mais voltada para o nível básico. Da quarta vez misturamos bicarbonato de sódio que resultou na cor Azul, que indica que ela é uma substancia básica. Na quinta vez misturamos hidroxila de amônia  (NaOH), que resultou na cor Verde, que indica que ela é ainda mais básica. Da última vez misturamos soda cáustica  (NH4OH) que resultou na cor Amarela, que indica que ela é uma substância básica forte.  

No final de tudo, ousamos ainda mais e misturamos todos os resultados o que resultou em uma substancia básica mais voltada para o neutro.


              Ácido:                                    
  1. Refrigerante
  2. Vinagre 
  3. Cerveja
  4. Ketchup
  5. Frutas cítricas

              Básico:
  1. Bicarbonato
  2. Banana verde
  3. Leite
  4. Sabonete
  5. Caqui verde






terça-feira, 7 de julho de 2015

TABELA DURANTE O EXPERIMENTO

    QUANTIDADE DE ÁGUA RETIDA(ml                      TEMPO DE INFILTRAÇÃO 
Quantidade de água retida (ml)
Tempo de infiltração de água (s)
1* amostra:  61ML
1*amostra:  25 min Depois
2*amostra: 41ML
2*amostra:26 min Depois

B. Retenção e infiltração da água no solo.

B) Quando o solo é irrigado, ele retém toda água ou parte dela? O processo de absorção de água pelo solo ocorre de maneira semelhante ao da esponja do experimento anterior? quais as semelhanças e diferenças entra a esponja e o solo? tendo em vista os experimentos . 
R: O solo retém parte da água. Não, os processos ocorrem de maneiras diferentes,pois a esponja absorveu toda a água e de uma maneira mais rápida. A semelhança é que os dois retém a água e a diferença é a velocidade em que ambos absorvem a água. O solo que retém  mais água é o do primeiro experimento. Caso a água estivesse contaminada ela poderia contaminar os supostos vegetais que nasceriam ou estivessem plantas .  

               PERGUNTAS FEITAS APÓS O EXPERIMENTO


1)Descreva O que você observou . 
R:Um solo retém mais água que o outro. 

2)Qual dos solos absorveu mais água? 
R:A primeira amostra de solo .

3)Em qual dos solos a água infiltrou mais rapidamente? 
R:O solo da segunda amostra. 

4)Formule uma teoria que explique a diferença/igualdade de retenção de água e tempo infiltração da água pelos solos analisados. 
R: O solo da primeira amostra é mais apropriado para o plantio porque sua absorção de água é maior e a infiltração menor. O solo da segunda amostra é menos apropriado, pois sua absorção é muito menor e sua infiltração é maior,e isso para o plantio não é bom, pois a plantação precisa de água para ajudar a dissolver os seus nutrientes e com o vazamento intenso e pouco absorção de água, a planta pode morrer, pois precisa de reserva de água; 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Resolução CONAMA Nº 420



Em razão das inúmeras áreas potencialmente poluídas/contaminadas que possuímos em nosso País e conseqüentemente das águas potencialmente poluídas/contaminadas é que em 28 de Dezembro de 2009, foi editada a RESOLUÇÃO No 420, que Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.


Contaminação é a presença de substância(s) química(s) no ar, água ou solo, decorrentes de atividades antrópicas, em concentrações tais que restrinjam a utilização desse recurso ambiental para os usos atual ou pretendido, definidas com base em avaliação de risco à saúde humana, assim como aos bens a proteger, em cenário de exposição padronizado ou específico. Diante desta definição sabemos que se houver contaminação em uma área a mesma se tornará restrita para uso. 

E para que serve o solo? Segundo a Resolução as funções principais do solo são:

I - servir como meio básico para a sustentação da vida e de habitat para pessoas, animais, plantas e outros organismos vivos;

II - manter o ciclo da água e dos nutrientes;

III - servir como meio para a produção de alimentos e outros bens primários de consumo;

IV - agir como filtro natural, tampão e meio de adsorção, degradação e transformação de substâncias químicas e organismos;

V - proteger as águas superficiais e subterrâneas;

VI - servir como fonte de informação quanto ao patrimônio natural, histórico e cultural;

VII - constituir fonte de recursos minerais; e

VIII - servir como meio básico para a ocupação territorial, práticas recepcionais e propiciar outros usos públicos e econômicos.

Então se possuímos uma área potencialmente contaminada precisamos realizar os estudos de acordo com o estabelecido na Resolução acima especificada, que nos mostra com clareza os caminhos que devemos percorrer, com padrões e parâmetros pré estabelecidos.

Assim de acordo com o Art. 14. desta resolução para que haja à prevenção e controle da qualidade do solo, os empreendimentos que desenvolvem atividades com potencial de contaminação dos solos e águas subterrâneas deverão, a critério do órgão ambiental competente:

I - implantar programa de monitoramento de qualidade do solo e das águas subterrâneas na área do empreendimento e, quando necessário, na sua área de influência direta e nas águas superficiais; e

II - apresentar relatório técnico conclusivo sobre a qualidade do solo e das águas subterrâneas, a cada solicitação de renovação de licença e previamente ao encerramento das atividades.

Porém em casos em que já houver contaminação as ações serão maiores e estão estabelecidas no CAPÍTULO IV que estabelece DIRETRIZES PARA O GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS, onde em seu Art. 21. Estabelece que os princípios básicos para o gerenciamento de áreas contaminadas são:

I - a geração e a disponibilização de informações;

II - a articulação, a cooperação e integração interinstitucional entre os órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, os proprietários, os usuários e demais beneficiados ou afetados;

III - a gradualidade na fixação de metas ambientais, como subsídio à definição de ações a serem cumpridas;

IV - a racionalidade e otimização de ações e custos;

V - a responsabilização do causador pelo dano e suas conseqüências; e,

VI - a comunicação de risco.

Com os procedimentos de gerenciamento de áreas contaminadas estabelecidos no artigo Art. 22. contendo procedimentos e ações voltadas ao atendimento dos seguintes objetivos:

I - eliminar o perigo ou reduzir o risco à saúde humana;

II - eliminar ou minimizar os riscos ao meio ambiente;

III - evitar danos aos demais bens a proteger;

IV - evitar danos ao bem estar público durante a execução de ações para reabilitação; e

V - possibilitar o uso declarado ou futuro da área, observando o planejamento de uso e ocupação do solo.

Seguindo o que estabelece nesta Resolução as questões ambientais estarão sempre a frente dos interesses alheios. 

quinta-feira, 18 de junho de 2015


A tividade experimental

Investigando a capacidade do Solo de reter água   


   Experimento com uma esponja 

   Para esta atividade, utiliza-se uma esponja e uma vasilha com água. Você irá mergulhar a esponja totalmente seca na vasilha com água e em seguida levantar esponja. Depois de levantar esponja, realizar a compressão da esponja e repetir o procedimento de drenagem de água pela esponja.

  Atividade para ser realizada antes do experimento com a esponja:

  1- Faça uma previsão do que você acha que vai acontecer com a água e com a esponja no experimento.

  R· A esponja absorverá parte da água contida na vasilha, fazendo com que a esponja fique molhada e aumente seu peso.
   
  2- Ao espremer a esponja, ela ficará totalmente seca?

  R· Não, mesmo que a esponja seja espremida fazendo com que a água saia, ela continuará úmida.

  Perguntas para depois do experimento com a esponja:

  1- Descreva o que você observou durante o experimento.

  R· Nós observamos que, o que havíamos previsto estava correto.

  2- Por que a esponja absorve água? Para onde vai a água absorvida pela esponja? Como isso acontece? Elabore uma explicação para o fenômeno observado.

  R· Porque a esponja é feita de espuma que contém poros que absorve com facilidade a água; A água absorvida vai para os poros; Antes do contato com a água , os poros da esponja eram preenchidos por ar, mas com a lei da impenetrabilidade, onde dois corpos não ocupam o mesmo espaço, o ar por ser menos denso que a água, teve que sair, dando lugar para a penetração da água.

   3- A esponja seca,antes da realização do experimento,absorve mais, menos ou igual quantidade de água do que a esponja espremida ao final do experimento? por quê?
   R·Absorve menos água, pois, ao emergir a esponja já molhada, os poros da mesma já havia armazenado uma determinada quantidade de água.

   4- Compare o solo com a esponja. Se fosse o Solo no lugar da esponja, ele absorveria água de maneira semelhante? Justifique sua reposta. 

   R· Sim, pois quando se molha o solo, que esta seco, ele absorve a água rapidamente, mas quando ele já está molhado a capacidade que ele tem para absorver e deixar uma aparência de molhado é maior.






segunda-feira, 1 de junho de 2015

Questionário


1- O que é agricultura familiar? Discuta com seus colegas e responda. Após a discussão, procure sobre o conceito de agricultura familiar no site oficial do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

R: A agricultura familiar consiste em uma forma de organização econômica e ambiental que visa a preservação e proliferação de hortaliças em comunidades.

2- Por que existe essa preocupação mundial com a agricultura familiar? Há, de fato, escassez de alimento no mundo?

R: Organizações de todo o mundo estão sempre levantando questões em relação a agricultura familiar. Com o aumento da população e das áreas urbanas a escassez de alimento se espalha pelo mundo e sem que notamos vem nos afetando grandemente. Parte da população mundial desde já se preocupa que em um futuro próximo a escassez de alimento nos alcançará.  

3-  É possível realizar a agricultura familiar em qualquer região? Pensando na questão do Solo, qualquer Solo é propício à agricultura familiar? Justifique sua resposta.
 

R: Sim, dependendo de alguns fatores (clima, solo, etc) qualquer região se torna fértil. Se bem cuidado, qualquer solo pode se tornar propicio a agricultura.

4-  Você concorda que agricultura familiar seria uma solução para erradicar a fome?


R: Sim, pois se cada família produzir seu próprio alimento a cada dia nos afastaremos mais da escassez de alimentos, melhorando cada vez mais a economia de seu pais.

5-  Os cultivos das hortas escolares e comunitárias se assemelham com a ideia de agricultura familiar apresentada no site oficial? 


R: Sim.

domingo, 31 de maio de 2015

ENTREVISTA

1- Como surgiu o interesse por solos ? Você sempre teve contato com a natureza? R: A entrevistada conta que foi crida no interior onde diariamente presenciava seus pais plantando arroz, milho, feijão, etc. Por crescer neste ambiente um enorme interesse por hortaliças surgiu, e é por isso que hoje as cultiva. 2- Você possui algum conhecimento químico em relação ao solo ou tudo que sabe aprendeu quando mais novo? R: Tudo que sabe aprendeu quando era mais nova com seus pais. 3- Como é o processo de desenvolvimento das hortaliças? R: Em primeiro lugar faz se canteiros, logo em seguida aduba-se a terra, depois de preparar a terra coloca-se as mudas e rega-se tais mudas todos os dias ate que floresçam. 4- O que você considera essencial para se ter um solo fértil? R: Água, adubo orgânico, sol (luz solar). 5- Você utiliza adubos em seu solo? Se sim, vc os compra ou utiliza restos de alimentos? R: Sim. A entrevistada utiliza restos de alimentos. 6- Como é feito a reposição de nutrientes no solo?
R:Através da água e de adubos. 7- Na sua opinião existe diferença entre os solos? Se sim,quais? R: Não existe diferença entre solos. 8- Por que um solo se torna seco ? R: Por causa do calor intenso, e da falta de água. Nome da entrevistada: Helena Mendes Costa

Idade: 62 anos