quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Conclusão do projeto

Com o projeto solos ao longo do ano aprendemos e concluímos que o solo é composto basicamente de química e que atitudes diversas podem causar várias reações (boas e ruins) nele. Aprendemos também que existem vários tipos de solos e que se tivermos os devidos cuidados podemos sim plantar em todos eles. Devemos cuidar bem do solo, pois é ele que produz nossos alimentos .

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Alguns alimentos comuns e seus Beneficios

Rótulo de Arroz
Composição: Carboidratos, Proteinas, Gorduras, Fibra Alimentar
Benefícios: O arroz é rico em hidratos de carbono, um dos três nutrientes que fornecem combustível para o seu corpo. O Arroz integral é um cereal riquíssimo em vitaminas do complexo B que garantem energia para o nosso corpo e auxilia na desintoxicação do organismo. Possui muito magnésio que é um mineral que controla a ansiedade.  grande fonte de fósforo branco. 2,5 vezes o ferro. 3 vezes a vitamina B3. 4 vezes a vitamina B1. 10 vezes a vitamina B6. É uma grande fonte de manganês, essencial para a produção de energia, atividade antioxidante, e da produção de hormônios sexuais. Alto teor de fibras e selênio reduz o câncer de cólon. Entre outros.

Rótulo de Feijão
Composição: Carboidratos, Proteínas, Gorduras( saturadas, trans e totais), Fibra alimentar.
Benefícios: Ele pode ser um grande aliado na hora de se fazer uma dieta, pois o feijão é rico em fibras, as quais são responsáveis pela sensação de saciedade, reduzindo o consumo alimentar durante a refeição. as fibras contidas no feijão são responsáveis por regular o trânsito intestinal e reduzir a absorção de colesterol e glicose, auxiliando no tratamento e na prevenção de diabetes, constipação intestinal e hiperlipidemias como colesterol e triglicérides elevados.
Dentre os vários componentes presentes no feijão destacam-se os compostos fenólicos, que são substâncias antioxidantes. Estas substâncias agem no nosso organismo, reduzindo os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer e doenças degenerativas. O feijão é rico em potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esses nutrientes são importantes para regulação da pressão arterial, construção e reparação muscular, reforço do sistema imunológico e prevenção da anemia, entre outras funções.


Rótulo de Macarrão: 
Composição: Carboidratos, Proteínas e Gorduras totais.
Beneficios: Os benefícios nutricionais do macarrão são muitos. Para começar, ele é considerado um alimento combaixos níveis glicêmicos, porque leva mais tempo para ser digerido pelo organismo — mais do que o pãoou o arroz brancos. Assim, colabora para prolongar a sensação de saciedade e manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição. “O macarrão é reconhecido como um alimento que reúne baixas concentrações de sódiogordura colesterol. É uma rica fonte de carboidratos, que nos traz energia para as atividades diárias. A versão integral conta ainda com inúmeros nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas do complexo B e o ferro




Fontes : http://dieta.blog.br/saude-e-bem-estar/361-arroz-beneficios-arroz-branco-integral-e-parborizado
http://www.anutricionista.com/feijao-faz-bem-ou-mal-a-saude.html
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/coma-macarrao-todo-dia/535/#

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Hortas Hidropônicas



À esquerda, horta com solução de nutrientes e
à direita horta sem solução.

Hortas vistas por cima.


1) Antes do experimento ser realizado o que você esperava? Qual das hortas iria ter um melhor desenvolvimento? Por que?

      R: Esperávamos que em uma semana a planta iria crescer. A que continha nutrientes, por que os nutrientes tornam o solo mais adequado para crescimento da planta. 

2) Após uma semana, qual das hortas desenvolveu melhor?
     R: Nenhuma das duas.

3) Quais os fatores que contribuíram para o não desenvolvimento das hortas? Justifique.

     R: A forma que enterramos o feijão e a quantidade de feijão. O feijão, provavelmente, teve dificuldade de crescer, pois enterramos muito fundo, demorando mais para surgir. E, também, o excesso de feijão dificultou o seu crescimento.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Alimentos mais consumidos.

Dos alimentos no quadro acima o que mais consumimos são: Arroz, feijão, salada, carne, frutas,biscoito, pão,água e leite.